sábado, 30 de janeiro de 2010

DIA DOS CONSAGRADOS

No próximo dia 2 de Fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, celebra a Igreja o Dia dos Consagrados. Recordando essa efeméride deixamos aqui alguns parágrafos do Decreto “Perfectae Caritatis” do Concílio Vaticano II que aborda a renovação da vida consagrada:

“O sagrado Concílio já mostrou que a consecução da caridade perfeita por meio dos conselhos evangélicos tem a sua origem na doutrina e nos exemplos do divino Mestre e brilha como um sinal luminoso do reino dos céus...
Logo desde os princípios da Igreja, houve homens e mulheres, que pela prática dos conselhos evangélicos procuraram seguir Cristo com maior liberdade e imitá-l’O mais de perto, consagrando, cada um a seu modo, a própria vida a Deus. Muitos deles, movidos pelo Espírito Santo, levaram vida solitária, ou fundaram famílias religiosas, que depois a Igreja de boa vontade acolheu e aprovou com a sua autoridade. Daqui proveio, por desígnio de Deus, uma variedade admirável de famílias religiosas, que muito contribui para que a Igreja não só esteja preparada para toda a obra boa e para o ministério da edificação do corpo de Cristo, mas ainda, aformoseada com a variedade dos dons dos seus filhos, se apresente como esposa ornada ao seu esposo e por ela brilhe a multiforme sabedoria de Deus.
Em tanta variedade de dons, todos aqueles que são chamados por Deus à prática dos conselhos evangélicos e fielmente os professam, consagram-se de modo particular ao Senhor, seguindo Cristo, que, sendo virgem e pobre, remiu a santificou todos os homens pela obediência até à morte da cruz.
Os membros de qualquer Instituto lembrem-se sobretudo que responderam à vocação divina pela profissão dos conselhos evangélicos, não só para morrerem ao pecado, mas também para, renunciando ao mundo, viverem exclusivamente para Deus.
Os que professam os conselhos evangélicos, busquem e amem antes de tudo a Deus que primeiro nos amou, e procurem em todas as circunstâncias cultivar a vida escondida com Cristo em Deus, da qual dimana e se estimula o amor do próximo para a salvação do mundo e edificação da Igreja. É também esta caridade que anima e rege a prática dos conselhos evangélicos”.


nº 739 I 31 Janeiro ‘10

Sem comentários: