sexta-feira, 5 de novembro de 2010

B. FRANCISCO PALAU Y QUER

No dia sete de Novembro, celebra o Carmelo Teresiano a memória do Bem-aventurado Francisco Palau y Quer. Embora não possamos celebrar a sua memória, porque é Domingo, queremos, no entanto, recordá-lo, porque neste Domingo se inaugura o Jubileu Palautiano, para celebrar o bicentenário do seu nascimento que ocorre no dia 11 de Dezembro de 2011.


Assinala o Calendário Litúrgico  do Carmelo Teresiano, o dia 7 de Novembro como Memória Facultativa do Bem-aventurado Francisco Palau y Quer. Acontece que este ano tal dia ocorre em dia de Domingo, o que não permite que a sua memória seja celebrada de acordo com as normas litúrgicas.
No entanto, vamos recordá-lo na nossa “Chama Viva”, porque precisamente ocorre neste Domingo  o início do Jubileu ”Palautiano”, como se pode ler no “sítio” dos Carmelitas Descalços:
“Com início a 7 de Novembro as congregações das Irmãs Carmelitas Missionárias e das Irmãs Carmelitas Missionárias Teresianas, irão celebrar um ano jubilar palautiano aquando do bicentenário do nascimento do Beato Francisco Palau y Quer, carmelita descalço.”
Da carta que as superioras gerais de ambas as congregações, bem como os leigos associados, publicaram,  anunciando o mesmo, ressaltamos:
“Na alegria do Espírito  e na  acção de graças ao Senhor pelo dom de Francisco Palau, pelo seu carisma de comunhão, de amor e  de serviço incondicional à Igreja, e que hoje está presente e activo nos cinco continentes através das suas filhas e de tantos leigos que bebem das águas do seu carisma; pelos frutos de santidade expressos nas religiosas martirizadas, na Venerável irmã Teresa Mira e em tantas outras religiosas das duas congregações cuja vida foi e 

é expressão de um amor sem fronteiras. 
Que [o Jubileu Palautiano] seja um tempo para reavivar a missão de viver e trabalhar, como Igreja de Jesus Cristo, pela unidade da grande família humana, em solidariedade efectiva com aqueles levam em seu corpo os sinais da paixão de Jesus, ao ver pisado ou inclusive negada a sua dignidade de filhos e irmãos. Que a memória de Francisco Palau nos leve a viver, como ele, na  doação total e sem reservas ao serviço da  [Igreja] Amada, ao serviço do Evangelho, da Verdade, da justiça, da paz, ao serviço do Reino.” 
Associando-nos a esta efeméride deixamos alguns rasgos biográficos de Francisco Palau:
Nasceu em Aytona, Catalunha no dia 29 de Dezembro de 1811, dia em que também foi baptizado, no seio de uma família pobre, porém, muito cristã  e  piedosa.
Aos 17 anos, em 1828, ingressou no Seminário diocesano de Lérida, onde  permaneceu até 1832, tendo cursado durante quatro anos os estudos de filosofia e teologia.  Nesse ano de 1832, ingressou no Carmelo Teresiano, concretamente no Convento  de S. José dos Padres Carmelitas de  Barcelona, tendo emitido os seus votos, no dia 15 de Novembro de 1833.
Em consequência das circunstâncias  políticas, que então se viviam em Espanha, viu-se obrigado a deixar a clausura conventual. No entanto, não deixou esmorecer a sua vocação, recebendo o diaconado  em 1834 e, dois anos  depois,  foi ordenado sacerdote na catedral de  Barbastro. 
Como o ambiente anti-clerical ia crescendo foi obrigado a exilar-se em França, onde permaneceu desde 1840 a 1851.
Regressado à sua pátria dedicou-se ao ministério da pregação e das missões populares, especialmente em Barcelona e nas ilhas Baleares.
Francisco Palau empenhou-se na paz entre os homens, que na época se debatiam em lutas fratricidas;  pregou a verdade, para desterrar a ignorância, causa de tantos desvarios;  a  liberdade, numa Espanha que, dizendo-se “liberal”,  perseguia implacavelmente a Igreja. Foi como carmelita e  sacerdote que não só trabalhou, mas comprometeu-se radicalmente na busca de solução dos problemas  de seu tempo, o que lhe causou  sérias perseguições.   
Em Ibiza,  entre os anos de 1860-1861,  dedicou-se a organizar alguns  grupos  de mulheres, que deram origem às actualmente designadas  Irmãs Carmelitas Missionárias e  Irmãs Carmelitas Missionárias Teresianas, que encarnando a sua espiritualidade, fazem com que o Beato Francisco Palau continue hoje vivo na Igreja.
Fundou ainda a congregação, os “Irmãos da Caridade”, actualmente extinta.
Era um homem totalmente entregue ao apostolado e à oração, tendo sido um grande publicista, tendo fundado um jornal “El Heraldo”  [O Arauto], onde ia expondo as suas ideias; deixou-nos vários escritos espirituais, como “As Minhas relações com a Igreja” ou “Maria Tipo [Figura] da Igreja”, pelo que, justamente, é considerados por alguns como um precursor do Concílio Vaticano II. 
Faleceu, em Tarragona (Espanha) no dia 20 de Março de 1872, sendo beatificado pelo Papa  João Paulo II no dia 24 de Abril de 1988.
Esperamos que seja brevemente canonizado!

Chama n.º 769 | 07 Novembro ‘10

Sem comentários: