sábado, 16 de outubro de 2010

APRENDER COM O(S) MESTRE(S)

A oração deve ser parte integrante da vida do cristão. O grande Mestre, e modelo de homem orante é Cristo, mas também há grandes mestres, como Teresa de Jesus, que oferecem pistas   a todos aqueles que querem aprender a orar, que pretendem louvar o Senhor!
Não é fácil entender os homens! Hoje dizem uma coisa e logo a seguir, ou amanhã, dizem outras, o que nos leva muitas vezes estarmos “com um pé atrás”, isto é, a desconfiar!
Também Jesus, nos Evangelho, narra-nos algumas parábolas, que nos parecem incompatíveis com a sua mensagem. Assim, há alguns domingos, louvava, eu diria mesmo aplaude, a atitude do administrador infiel. Será que Jesus nos exorta a sermos infiéis?
Hoje apresenta-nos um Juiz iníquo, para nos exortar a orar. Para nós seria mais “pedagógico” que Ele tivesse encontrado uma pessoa mais “santa”, como exemplo para nos estimular a fazer oração, ou então apresentar-se Ele mesmo como o modelo do homem orante.
Segundo alguns exegetas São Lucas é o evangelista da oração, pois é ele quem mais  vezes nos apresenta  Jesus orando, bem como  os seus ensinamento de  como devemos orar. No passado Domingo convidava-nos orar como atitude de agradecimento. Hoje  propõe-nos a parábola da viúva insistente, para nos exortar à  perseverança na oração. Assim como a persistência daquela viúva, obrigou aquele “juiz  que não temia a Deus nem respeitava os homens” a fazer-lhe justiça, para evitar que fosse incomodado indefinidamente.
Jesus mostra-nos a importância da oração na nossa vida. Na parábola, o juiz não tem outro remédio senão conceder àquela mulher a justiça que reivindicava. No se trata de comparar a Deus com aquele juiz, que Jesus descreve como “corrupto e ímpio”, mas sim a nossa conduta com a da viúva, com uma oração também de petição e perseverante. No entanto, orar insistentemente, não significa que procuremos convencê-l’O em mudar de ideias, mas sim aceitar a nossa humilde condição e entrar em comunhão com Ele.
Hoje, aliás como sempre, os homens queixam-se de que não sabem orar. Precisamente São Lucas, no seu Evangelho apresenta-nos o episódio dos discípulos, que angustiados, se dirigem a Jesus, e Lhe dizem: “Senhor, ensina-nos a orar”. E em resposta a esse pedido Ele mesmo lhes ensina a Oração do “Pai-Nosso”.
Creio que os discípulos se precipitaram, pois eles queriam aprender orações, como o tinham feito os discípulos de João Baptista. De facto Jesus é o grande Mestre de Oração. Como era seu costume, repetem-nos os evangelhos, aos  sábados, participava na Oração da Sinagoga, e inclusive em Nazaré fez a leituras de “Moisés e dos Profetas”, mas muito mais importante que isso era os momentos que isoladamente, ou com os discípulos, ia para locais solitários para orar. 
Contudo, também, muitos discípulos do Mestre se tornaram verdadeiros mestres de Oração. Muitos cristãos procuraram deixar-nos, por experiência ou por ciências, escritos que nos ajudassem a rezar. Para que não  apliquem o ditado: “em casa de ferreiro, espeto de pau”, gostaria de partilhar alguns dos ensinamentos de Santa Teresa de Jesus acerca da oração. E a esse respeito escreve: 
“A meu parecer, oração mental, outra coisa não é senão tratar de amizade – estando muitas vezes tratando a sós – com quem abemos que nos ama” (Vida, 8, 5).
Sendo a oração um colóquio de amor, escreve Santa Teresa:
 “É coisa muito sabida amarmos mais a uma pessoa quando muito nos lembrarmos das boas obras que nos  faz. Pois, se é lícito, e tão meritório, termos sempre na memória que de Deus temos o ser que nos criou do nada, e nos sustenta, e de todos os mais benefícios da Sua morte e trabalhos – que muito antes de nos criar já os tinha feito por cada um dos que agora vivem -  porque será […] que não queira  agora falar senão d’Ele?” (vida, 10, 59).
A oração deve ser uma parte integrante da vida do cristão. Infelizmente, muitos que se confessam cristãos só se lembram de rezar, como se costuma dizer, quando sentem “o nó na garganta”, e fazem-no com tão pouca humildade, que mais que louvar parecem insultar o Senhor.
O grande Mestre, e modelo de homem orante é Cristo, mas também há grandes mestres, como Teresa de Jesus, que  oferecem pistas   a todos aqueles que querem aprender a orar, que pretendem  louvar o Senhor!
Ele bem o merece!

Chama n.º nº 766 | 17 Outubro ‘10

Sem comentários: