sábado, 9 de outubro de 2010

COMENTÁRIO

O Evangelho deste Domingo apresenta-nos um relato exclusivo de São Lucas. Dez leprosos, vieram ao encontro de Jesus, mas mantendo-se a distância, em coro, e em alta voz, disseram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós”.
Talvez nos cause surpresa o facto dos leprosos não se terem aproximado de Jesus, como faziam tantas outras pessoas que imploravam curas. O comportamento dos leprosos justifica-se pela sua condição da contagiosa doença que carregam, que os impedia de toda a convivência social e, inclusive, religiosa.
Surpreende-nos a atitude de Jesus, que contrariamente ao seu modo de agir, não os curas, mas diz-lhes: “Ide mostrar-vos aos sacerdotes”, manda-os apresentarem-se aos “inspectores de saúde” para a que estes confirmem a cura e permitam que sejam reintegrados na convivência social.
Os leprosos, acatam a ordem de Jesus, e eis que surge o milagre, qual fruto da confiança e da disponibilidade daqueles leprosos.
Se este pormenor é muito interessante, no entanto, o núcleo central do Evangelho são as cenas que se seguem. Caminhavam juntos, para dar cumprimento às ordens de Jesus, quando todos se seguem curados. Perante o milagre quase todos continuam a viagem para que a cura seja reconhecida pelos sacerdotes, e poderem assim voltar a ser “cidadãos”, mas um deles, que até era samaritano, um proscrito do judaísmo, excluído da casa de Israel, e consequentemente do povo de Deus, testemunha publicamente em favor de Deus, regressando ao encontro de Jesus para Lhe dar graças.
Penso que não podemos censurar a atitude dos restantes leprosos, pois, certamente eram judeus, e limitaram-se a cumprir a lei, a mesma lei que os segregou, e além disso outra coisa não fizeram que respeitar as ordens de Jesus: “Ide mostrar-vos aos sacerdotes”.
O perigo é que nós também muitas vezes caímos no legalismo, quando deveríamos deixar-nos conduzir pelo Espírito!

Chama n.º 765 | 10 Outubro ‘10

Sem comentários: